AUSCHWITZ, CAMPO DE CONCENTRAÇÃO NAZISTA NA POLÔNIA, HISTÓRIA DO MAIOR HOLOCAUSTO JUDEU NA 2ª GUERRA
Na Polônia não dizemos que Auschwitz é polonesa, mas sim que foi construída pelos Alemães Nazistas na Polônia.
Palco de um terrível passado, hoje preservado para que o mundo não esqueça das atrocidades cometidas pelos Nazistas. Este, com certeza foi o vídeo mais difícil que realizamos viajando pela Europa. as cenas que apresentamos nos dois vídeos sobre os campos de concentração são fortes.
A placa na entrada do campo dizia; " Arbeit Macht Frei", que significa, O Trabalho Liberta. Na realidade, o que acontecia, era exatamente o oposto. O trabalho se tornou mais uma forma de genocídio, chamado pelos Nazistas de Extermínio por meio do trabalho.
Uma orquestra formada pela maioria judias prisioneiras eram obrigadas a tocar para escapar da morte, tocavam na saída e na volta dos prisioneiros para trabalhar, e nos últimos momentos do holocausto, a música preservava a ilusão de que eles seriam transferidos, permitindo assim, o assassinato mais rápido e sem revoltas.
Atualmente os pavilhões, que eram antes dormitórios, estão divididos por temas, cada um apresenta documentos e objetos relativos a 2a Guerra Mundial de cada pais invadido.
Como forma de desumanização os prisioneiros selecionados para trabalhar, recebiam uniformes e tatuagens com números de série.
Ao chegar em Auschwitz todos os prisioneiros tinham seus pertences confiscados, inclusive óculos e próteses.
Os judeus considerados improdutivos eram enviados diretamente para a câmara de gás ou outra forma de extermínio, que para os Nazistas virou o objetivo principal da guerra.
Quando os soviéticos chegaram no campo da morte em 27 de Janeiro de 1945, os soldados foram confrontados com um cenário cruel e desumano, apenas cerca de 7 mil prisioneiros sobreviveram, sendo 500 deles crianças.
Se você quer conhecer um pouco mais desta história, assista aos nossos dois vídeos realizados em nossa visita aos Campos, Auschiwitz e Birkenal.
Vídeo 01
Vídeo 02
Viajando Geral
No Youtube
@viajandogeral
No Instagram
@viajando_geral
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por nos acompanhar.