quarta-feira, 3 de maio de 2023

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Carta de condução

Carta de condução

A carta que temos brasileira serve aqui na Europa para pilotarmos veículos de até 3.500 kg, o que abrange a maior parte dos Campers.

Quando me mudei para Portugal, minha carta de condução no Brasil era para veículos pesados, como caminhões, mas ao transferi-la foi reduzida a carta para ligeiros, equivalente a veículos de até 3.500 kg. O qua abrange a maior parte das autocaravanas na Europa. Para obter a carta para veículos pesados é preciso realizar um curso e depois uma nova prova. O órgão responsável é o IMT, leve em conta que a sua carta brasileira tem validade na Europa de até 6 meses ( fique atento pois a lei pode mudar) e ao transferir, sua carta no Brasil ficará anulada. É claro que se vai morar na Europa o processo é imprescindível, caso contrário não. Além disso a carta europeia também é válido no Brasil pelo mesmo período. Confesso que após a pandemia aconteceram algumas mudanças nas leis e regras, por isso sempre digo que o melhor caminho é procurar o órgão responsável pelo documento em questão. Não caia nas mãos de intermediários, na Europa o melhor lugar para tirar as suas dúvidas são os órgãos públicos, peça sempre com educação e verdade que tudo se resolve. Se você está na Europa para trabalhar, estudar ou trás dinheiro de outro continente, tenha em mente que você aqui é um convidado bem vindo.

Infelizmente os aproveitadores estão em todo lado.


Matrícula

Aqui matrícula é o número de sua placa, se fala em qualquer canto a placa do carro, ninguém vai entender. As matrículas são mais importantes do que eu pensava. Para se ter ideia é por elas que compramos peças de carro nas lojas. Muita gente pergunta se é obrigatório ter um imóvel na Europa para ter um motorhome. Na verdade não, eu como cidadão europeu preciso apenas de um endereço de correspondência no país em que vivo para que as multas e impostos cheguem. Agora a questão do endereço está muito mais relacionado ao seu visto de residência, este sim lhe obriga ter um endereço no país. Mas se chegar em uma loja de autocaravanas com dinheiro o único que vão lhe pedir é o NIF (correspondente ao CPF no Brasil). Mas no decorrer do processo vai ter que apresentar um endereço, afinal as matrículas estão associadas ao país de morada.

Como exemplo, existem milhares de portugueses que vivem na França e seus veículos tem matricula francesa.


Seguro

Na Europa é obrigatório ter seguro privado, que cobre as despesas de terceiros, em alguns casos guincho e transportes para você e seus passageiros, caso queira um seguro que cubra o seu prejuízo, terá de contratar, e não são baratos, é claro que se você comprou um 0km, estará protegendo seu investimento. Mas é muito difícil seguradoras oferecerem seguro total, principalmente para carros com mais de 10 anos. Pesquise bem pois algumas seguradoras oferecem cobertura para os acrílicos, as janelas laterais e as vezes até às claraboias, janelas do teto.

Agora vamos aos podres, depois de três anos de seguro eu fui rejeitado pela seguradora, isso mesmo, anularam a minha apólice, isso por que eu realizei um sinistro por ano, ou seja, usei o seguro. E depois disso fui obrigado a trocar de seguro que é claro foi mais caro.


Inspeção Periódica Obrigatória

Este é um quisto que eu até apoio, por que de certa forma obriga aos proprietários manter a mínima manutenção de seus veículos. Carros 0 km precisam realizar o IPO, a cada 4 anos, e depois dos 10 anos, a cada ano.

Nesta inspeção são verificados, freios, faróis e luzes, emissão de gases, equipamentos auxiliares como triângulo e colete refletivo e peso. Caso não passe pagasse metade da taxa e deve retornar em até 48 horas. O valor gira abaixo dos 50 Euros, e é claro na data da publicação deste. Vale lembrar que cada país tem suas regras distintas. Outro ponto importante é que você pode antecipar até 3 meses mas não pode atrasar, caso isso aconteça fica descoberto pelo seguro e ainda pode levar uma multa de mais de 300 euros. O que também dificulta para quem programa uma volta a Europa é que a inspeção só pode ser realizada no país onde vive, sendo assim a cada aluno e três meses, pelo menos deve voltar.


IUC imposto único de circulação

Este é o equivalente ao IPVA brasileiro, pagos anualmente no mês de licença do veículo.

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